ACREDITAR NO SONHO

Quando se sonha com um projeto e se investe na sua concretização, as coisas acontecem… O videoclipe do Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira da Casa Pia de Lisboa é testemunho disso mesmo. A diretora da Escola, Isabel Sá, em cumplicidade com vários professores, pôs de pé um projeto ambicioso que envolveu os alunos do curso básico de música do 2º e 3º ciclo juntando violoncelos, percussão, coro, expressão física e visual. A ideia já tem alguns anos. Começou com a formação de uma mini orquestra de violoncelos com alunos do 5º ao 9º ano e evoluiu para a realização de um projeto que articulasse música e imagem. No ano passado, com o primeiro confinamento, a ideia foi crescendo no sentido de juntar mais expressões artísticas. Primeiro elegeu-se uma canção com música do agrado dos alunos e uma letra com que claramente se identificassem. A escolha incidiu sobre Believer dos Imagine Dragons. A partir daí havia que criar uma versão própria, com “nova roupagem sonora, nova imagem, nova coreografia e novo conceito”. Importava também falar sobre liberdade, intensidade, crescimento, força, diligência e resiliência. Nas palavras de Isabel Sá, falar de “como o ser humano consegue controlar o destino e lidar com as adversidades, ser resiliente e superar os acontecimentos menos bons. E com esta construção, a partir da dor, conseguir tornar-se num crente, num sonhador ”.