imagem ilustrativa

No âmbito do projeto “Assuntos Sérios para Gente Pequena”, que visa despertar o interesse das crianças para temas da atualidade e da sociedade, foi criada a atividade “As personagens vão a votos” que consiste numa leitura encenada a partir do livro “”Eleição dos Bichos””, da autoria de André Rodrigues, Pedro Markum, Paula Desgualdo e Larissa Ribeiro (Nuvem de Letras, 2019), onde são abordados os temas da democracia, do exercício da participação cívica e do funcionamento de um processo eleitoral.
Dirigido a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos e 9 e 11 anos, as mediadoras vestem o papel das personagens da história e tornam-se os candidatos às eleições, entrando num diálogo, construtivo e esclarecedor, com os participantes sobre os vários conceitos e ações presentes numa eleição democrática.
Nesta atividade, há lugar a manifestações, aos discursos dos candidatos, a debates e ao exercício do direito e dever de voto por cada participante, com um boletim individual e colocação do mesmo na urna. De seguida, duas das crianças são chamadas a fazer a leitura e contagem dos votos perante a assistência de todos. Conhecido o resultado, a ação termina com o discurso do vencedor.
Através desta atividade pretende-se desenvolver as competências sociais e cívicas bem como o pensamento crítico dos participantes através dos conceitos abordados e da experiência ativa que vão ter como eleitores.

As Personagens Vão a Votos insere-se na Bienal Cultura e Educação 2023, promovida pelo Plano Nacional das Artes.

Ciclo temático

Rede de Bibliotecas de Lisboa – BLX

Requer marcação prévia
Nível de Ensino
1.º Ciclo, 2.º Ciclo
Duração
60'
Data
Abril de 2023, em dias e horário a acordar
Preço
Gratuito
Conceção
Tatiana Oliveira Gomes e Renata Ramos
Realização
Mediadoras da Rede de Bibliotecas de Lisboa