jovens numa biblioteca

O Bibliogamers é um projeto composto por diversas iniciativas, distribuídas ao longo de uma semana, dedicado à temática dos videojogos, numa perspetiva lúdica, informativa e de empregabilidade. Temos procurado associar a popularidade dos videojogos à necessidade de dar a conhecer e de explorar o território de Marvila. Apostando quer na variante artística, quer na escrita e na programação lançámos desafios para a criação de videojogos. Uma Game Jam foi o ponto alto de um programa variado e comprometido com a necessidade de explorar o universo do gaming. De igual modo explorámos novas áreas de intervenção tradicionalmente não associadas ao leque de serviços prestados por bibliotecas e (re)configurámos a imagem que se projeta sobre este território. Este programa tem lançado a discussão sobre que território poderá ser Marvila daqui a uns quantos anos. Em 2019, na segunda edição, 9 equipas competiram na elaboração de videojogos em menos de 48 horas. No final 3 foram premiadas, mas ficámos com 9 possibilidades de videojogos onde Marvila estava plasmada como território para a ação. Poderão os videojogos terem uma palavra a dizer neste desafio de transformar um território.

Não menos importante, com o Bibliogamers, a Câmara de Lisboa, apresenta mais um espaço de promoção das indústrias nacionais, neste caso, a dos videojogos. Este sector, em franca ascensão, já contribui para a criação de emprego, sob a forma de numerosas startups. Dar-lhes visibilidade, é uma forma de aumentar as suas hipóteses de sucesso, ao mesmo tempo que se promove a produção nacional e o crescimento do seu potencial de empregabilidade, o que, em última análise, constitui uma das formas mais importantes de serviço publico. Indo ao encontro dos próprios interesses de grande parte dos jovens residentes na freguesia, mas não só, queremos com este evento construir um diálogo e pontes com esta indústria, colocando a freguesia e a Biblioteca numa linha de atuação própria e pertinente. Queremos ainda refletir com os próprios quanto a esta componente artística e de lazer.

Contacto do interlocutor Paulo José da Silva: paulo.j.silva@cm-lisboa.pt

Biblioteca Marvila

Requer marcação prévia
Nível de Ensino
Ensino Profissional, Secundário
Data
O festival decorre de 11 a 17 de março
Número de Participantes
Palestras e atividades gerais: até 172 | game jam: máximo 50
Local
Biblioteca de Marvila
Conceção
Biblioteca de Marvila
Outras Informações
Parceiros: Agrupamento Escolas D. Dinis; BapaDreams; Prime Makers; Associação Elemento: Nostálgica; Junta de Freguesia de Marvila; Universidade de Lisboa