Pintura com os Mascarados de Pirenopolis

No âmbito dos projetos de continuidade do programa DESCOLA, o Atelier-Museu Júlio Pomar associa-se mais uma vez à Escola de Ensino Artístico António Arroio, num projeto de articulação e intercâmbio entre três turmas do 11º ano do Curso de Produção Artística – Cerâmica da Escola Artística António Arroio, e duas turmas, uma do 11º e outra do 12º ano, da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas do Fundão, do Curso de Artes Visuais.

O projeto de continuidade de 2022-23 do Atelier-Museu tem como ponto de partida a exposição que cruzará o trabalho de Júlio Pomar com o de Susanne S. D. Themlitz, Jorge Queirós e André Romão, a inaugurar no início de novembro de 2022.

Valorizando a importância das relações entre artistas, nomeadamente através de cartas, os alunos de ambas as escolas, inicialmente sem contacto presencial, iniciarão uma relação epistolar entre si, o que permitirá a exposição e partilha das várias inquietações estéticas, afinidades, cumplicidades, preocupações e desafios colocados a alunos do ensino artístico.

Depois da experiência epistolar, em novembro de 2022, todos os alunos visitarão a exposição patente no Atelier-Museu Júlio Pomar, na qual poderão contactar com os conceitos-chave subjacentes à curadoria e com as especificidades das obras dos quatro artistas ali representados.

Esta exposição servirá de pretexto para a realização de conversas de grupo que poderão vir a assumir diversos formatos, na escola, no museu ou online, com convidados e intervenientes de diversos campos de atividade, proveniências geográficas e sociais.

Durante o 2º período escolar, os alunos desenvolverão um projeto artístico, tendo como base a experiência revelada pela exposição e pelas pesquisas artísticas em torno das temáticas por ela suscitadas.

O processo culmina com uma apresentação dos resultados no Atelier-Museu Júlio Pomar/EGEAC em datas a anunciar e a documentação integrará, ainda, o livro que assinala uma década de colaborações entre o Atelier-Museu Júlio Pomar e a Escola Artística António Arroio.

A Escola Artística António Arroio é um espaço que tem um papel importante e privilegiado na educação dos futuros jovens artistas, garantindo-lhes liberdade criativa e incentivando o pensamento crítico, através da experimentação e da exploração de diversas áreas artísticas. Este projeto terá a duração de quatro meses, com encontros regulares na escola e no AMJP.

Atelier-Museu Júlio Pomar

Requer marcação prévia
Nível de Ensino
Secundário
Data
Outubro 2022 a março 2023
Outras Informações
Com a Escola António Arroio