Imagem decorativa

No âmbito dos projetos de continuidade do programa DESCOLA, o Atelier-Museu Júlio Pomar associa-se mais uma vez à Escola de Ensino Artístico António Arroio, particularmente à especialização da cerâmica. A escultora e professora Elsa Gonçalves, em conjunto com o Atelier-Museu Júlio Pomar, está a definir o projeto a desenvolver, adaptando-o aos constrangimentos e medidas de segurança da ocasião.

O projeto de continuidade de 2021-22, do Atelier-Museu, tem como ponto de partida a exposição “Imagem em Fuga: Júlio Pomar, Menez e Sónia Almeida”, com curadoria de Sara Antónia Matos, patente ao público no museu de outubro de 2021 a março de 2022. Esta exposição pretende pensar como o trabalho de Júlio Pomar se cruza com o trabalho de Menez, com quem manteve uma relação epistolar e artística de grande cumplicidade e admiração, e de uma pintora de uma geração mais nova, Sónia Almeida, para quem o trabalho de Menez é referência desde o tempo da faculdade. Em torno da ideia de influência e contaminação em arte, procura-se pensar sobre como as imagens se fixam e nos fogem. Sendo que “Fuga” é também um conceito oriundo da música barroca, os alunos trabalharão também a modelação a partir do som, realizando exercícios específicos em cerâmica.

Esta exposição serve de pretexto para a realização de conversas de grupo que poderão vir a assumir diversos formatos, na escola, no museu ou online, com convidados e intervenientes de diversos campos de atividade, proveniências geográficas e sociais.

A Escola Artística António Arroio é um espaço que tem um papel importante e privilegiado na educação dos futuros jovens artistas, garantindo-lhes a liberdade criativa e incentivando o pensamento crítico, através da experimentação e da exploração de diversas áreas artísticas. Este projeto terá a duração de quatro meses, com encontros regulares na escola e no AMJP.

Atelier-Museu Júlio Pomar

Requer marcação prévia
Nível de Ensino
Secundário
Data
Outubro 2021 a março 2022
Artista Convidado
Elsa Gonçalves
Outras Informações
Com a Escola António Arroio