Pintura horizontal onde se destaca ao centro o rosto de uma mulher, ladeado por duas figuras masculinas de capacete.

A obra plástica e escrita de Júlio Pomar foi desde cedo sensível a preocupações sociais. Partindo do seu período neorrealista, repensamos como diferentes formas artísticas comunicam com questões da atualidade. Cruzando a obra de Pomar com a de outros artistas, estruturamos um conjunto de sessões distintas, realizadas no espaço do Atelier-Museu onde se aprofundam conhecimentos sobre pintura, desenho, fotografia, incluindo ainda o visionamento de excertos de filmes e sessões de debate. Do analógico ao digital, propõe-se ampliar o universo visual em público escolar, com o objetivo de fomentar pensamento critico sobre as imagens que nos rodeiam. Entre imagens do passado e outras do presente, o projeto culmina num atlas visual criado pelos alunos. Os conteúdos programáticos são pedagogicamente afinados no diálogo com a comunidade docente.

Ciclo temático

Atelier-Museu Júlio Pomar