Criança a segurara cartão e lápis durante uma atividade

Quem sou eu, ou quem somos nós, serão perguntas que um castelo poderá ajudar a responder? Seremos nome, altura ou data de nascimento ou a nossa identidade vai além de um Cartão de Cidadão? Vamos explorar figuras históricas e episódios da História que nos ajudem a responder ou a fazer mais perguntas. Será que o D. Afonso Henriques foi sempre o mesmo ao longo da sua vida? E se mudarmos de sítio deixamos de ser as mesmas pessoas? Percorrendo a Idade Média portuguesa perceberemos como a identidade de uma cidade, ou de uma sociedade, muda ao longo do tempo. Como se formará a identidade por cima de algo que já existe? A História ajuda a refletir sobre questões chave de uma identidade em mudança e a tecer o futuro no rasto do passado. Mas… E os outros? Será que fazem parte de mim?

Castelo de S. Jorge

2.º Ciclo