Imagem abstrata

Para dar lugar a uma relação dilatada no tempo, de partilha e proximidade no processo criativo, entre os artistas, os professores e os alunos, as Galerias Municipais acolhem e produzem anualmente um projeto artístico da autoria de um artista convidado para ser realizado com um grupo de alunos de uma escola.

Em 2018/19 o projeto Acessibilidade: como construir uma identidade de Vasco Araújo, culminou numa manifestação de rua com os alunos e professores, e com a edição de um livro; foi realizado em parceria com a Escola Secundária Rainha Dª Leonor. Em 2019/20, A Câmara é o Corpo de Ana Vaz, conduziu à criação do filme 13 WAYS OF LOOKING AT A BLACKBIRD; resultou da parceria com a Escola Secundária Dom Dinis. Em 2020/2021, o convite foi endereçado à artista Sílvia das Fadas que respondeu com Lama e Alvorada. O projeto está ainda a decorrer, com um grupo de alunos da Escola Artística António Arroio. 

Para o ano de 2021/22, as Galerias lançam o desafio para o projeto «verdes anos» que está aberto a qualquer escola do ensino básico ou secundário, desde que nos comunique entre maio e setembro de 2021, o seu interesse e disponibilidade para acolher um projeto artístico anual de um artista com uma turma, no âmbito de uma ou várias disciplinas.

Galerias Municipais

Requer marcação prévia
Nível de Ensino
1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo, Secundário
Duração
Ano letivo, uma sessão de duas em duas semanas em horário escolar
Data
Outubro 2021 a maio 2022
Conceção
Artista convidado
Realização
Artista convidado com a colaboração da Equipa de Mediação das Galerias Municipais
Artista Convidado
A definir