O Cinema A Cidadania

Programa

01 de OUT (sáb) / 10h, Rua das Gaivotas, 6
1º encontro: com professores
Dar a conhecer o programa, as ferramentas pedagógicas e uma metodologia participativa, que procura levar o aluno a descobrir por si próprio através de questões que lhe vão sendo colocadas, a olhar para um filme através do processo de criação cinematográfica, a ver, a ouvir e a sentir, aquilo a que geralmente não presta atenção.
Sessões DocEscolas serão sugeridas por um formador do Projeto Educativo conforme as áreas pedagógicas dos participantes.

06 de OUT (qui) / 14h, Sala 2, Cinema São Jorge
2º encontro: sessão com professores e alunos
Projeção de filmes incluídos na coleção dos programas CinEd com a presença dos alunos. Diálogo entre cineastas, professores e alunos sobre as questões de cinema e de cidadania presentes em cada filme (a partir da matéria cinematográfica) e através da metodologia participativa. Serão lançadas propostas para trabalho autónomo.

15 de OUT (sáb) / 10h, Museu do Aljube
3º encontro: com professores
Sessão de balanço intermédio sobre o trabalho desenvolvido pelos docentes no âmbito do trabalho autónomo e proposta de outras pistas pedagógicas a aplicar, a partir das questões colocadas por estes e das sugestões presentes nos cadernos pedagógicos do programa. Também serão discutidos os filmes das sessões DocEscolas.

Data 25 e 26 de OUT (ter ou qua) / – 10h Cinemateca Júnior
4º encontro: sessão com professores e alunos
2ª projeção-conversa com filmes da plataforma CinEd e a presença dos alunos, pondo em prática a metodologia deste projeto, estabelecendo um percurso entre os filmes e as questões de cinema e de cidadania que estes sugerem ou levantam.
Estes dois dias correspondem à mesma sessão para contemplar a possibilidade de haver faixas etárias muito diferentes entre os alunos.

26 de NOV / – 10h Cinemateca Júnior
5º encontro: balanço final com professores
Balanço final da oficina através da apresentação e reflexão sobre os trabalhos realizados pelos alunos com quem os docentes formandos trabalharam no âmbito do seu trabalho autónomo e debate sobre a experiência partilhada na oficina.

Todos os encontros têm duração de 3h

Formadoras: Ana Eliseu, Nathalie Mansoux e Teresa Garcia

As sessões integradas DocEscolas serão escolhidas de acordo com a disponibilidade dos professores entre 7 e 14 de outubro.

Inclui também projeções de filmes da coleção CinEd em sala de cinema, com alunos, na qual se porá em prática a metodologia pedagógica do programa europeu CinEd que a associação Os Filhos de Lumière implementa em Portugal, e sobre a qual encontram informações no seguinte link: www.cined.eu.

Serão também sugeridas aos professores sessões do DocEscolas para assistirem com os alunos por um formador do Projeto Educativo do festival.

Duração global de 30h (15h presenciais + 15h de trabalho autónomo).

 A formação é acreditada pelo Centro de Formação Calvet de Magalhães e a inscrição deve ser feita através do seguinte formulário.