Daniela Araújo

Doutorada em Estudos do Desenvolvimento pela Universidade de Trás-os-Montes, mestre e licenciada em Antropologia Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa, onde lecionou durante 14 anos.

Realizou pesquisa etnográfica em diversos locais de Portugal, nomeadamente em Lisboa, Buarcos (Figueira da Foz), Donas (Fundão), Campo Benfeito (Castro D’Aire), Chaves, Montalegre e Tomar, organizando recolhas do património imaterial.

Colaborou como investigadora e comissária na preparação de várias exposições em diversos museus, nomeadamente no Museu de Arte Popular, no Convento de Cristo e no Ecomuseu de Barroso.

Foi antropóloga do Museu de Lisboa (2016-2023) onde integrou vários projetos de pesquisa e exposições e comissária da exposição Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI, prémio da melhor exposição temporária da APOM (2021).

Integra o Gabinete de Projetos da EGEAC onde desenvolve a sua atividade profissional na área dos Públicos e Projetos de Proximidade.
Os seus interesses incluem as metodologias participativas, o racismo e o pós-colonialismo, os movimentos de transição e a sustentabilidade alimentar e a mediação cultural.