INFINITO VOZ

O Liceu Camões tem já uma longa e importante tradição na convocação das artes e da cultura para o enriquecimento vivencial dos seus alunos. Em 2020, associada ao projeto de recuperação do edifício e sua envolvente, surgiu a vontade de trabalhar com Fernanda Fragateiro num projeto expandido  envolvendo arte contemporânea e a reflexão sobre a “ Escola como lugar de passado e de futuro “. A residência da artista no Liceu tornou-se possível com o apoio do Plano Nacional das Artes e da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito dos projetos de continuidade do DESCOLA. O confinamento não travou a continuação dos trabalhos nem a intensidade da experiência. Pelo contrário, e nas palavras de um dos alunos participantes, “partindo da palavra, e do papel desta na arte e na expressão de sentimentos, passando por poesia visual, elaboração de postais e pela produção colaborativa de uma grande peça em patchwork, o projeto tornou-se algo que, apesar de transitório, deixa uma marca permanente ”. O processo de reflexão e cocriação dos alunos com Fernanda Fragateiro materializou-se publicamente numa exposição que teve lugar em junho no Ginásio Central do Liceu Camões.