Sobre o DESCOLA

O DESCOLA é um projeto de intervenção estratégica do Pelouro da Cultura do Município de Lisboa para a promoção da educação cultural e ambiental nas escolas, através da Direção Municipal de Cultura, da EGEAC, e com a parceria da Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia e da Lisboa E-Nova. Envolve equipamentos municipais culturais, entre museus, bibliotecas, arquivos, monumentos, galerias, cinemas, teatros, e equipamentos ligados à natureza como quintas, jardins e parques, na valorização da dimensão educativa do património cultural e natural da cidade, fazendo-o chegar a todos, e ao longo da vida, como fonte de inspiração e sentido de pertença.

As atividades propostas no DESCOLA estão alinhadas com metodologias de aprendizagem não-formal, têm como referência as orientações das Competências Chave do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, filiam-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e promovem o património cultural e natural de Lisboa como campo de pesquisa, de participação, de questionamento e de criatividade.

O projeto segue quatro linhas orientadoras:

1. Promover experiências significativas a partir do património cultural e natural de Lisboa

A paisagem cultural e natural de Lisboa tece-se a partir de lugares e de espaços naturais, de acontecimentos, de comunidades e de personalidades, de histórias, mas também de práticas. O DESCOLA propõe trabalhar estes conteúdos nos cenários onde ocorreram e ocorrem, promovendo o contacto com objetos, documentos, pessoas e outros seres vivos, que adicionam à informação experiências que emocionam, fazem pensar e despertam a imaginação.

São experiências que concretizam e dão sentido aos conteúdos curriculares e que permitem atualizar o modo como pensamos, sentimos e nos relacionamos com o passado, o presente e o futuro. Formam um importante chão comum para a vivência democrática numa cidade que sempre se fez de muitas vozes e culturas.

2. Dinamizar a relação entre as escolas e os equipamentos culturais e equipamentos verdes

É nossa intenção encontrar e fortalecer ligações pertinentes entre a oferta cultural e ambiental que promovemos e os conteúdos curriculares, contribuindo para a transformação de práticas pedagógicas tradicionais, fomentando competências transversais a várias áreas do saber, motivando os alunos e tornando-os parte ativa no processo de aprendizagem.

Sabemos que é preciso ajustar as narrativas e as estratégias de mediação para conseguir comunicar com públicos diferenciados, garantindo que o património cultural e o património natural permanecem relevantes, acessíveis e inclusivos junto da comunidade escolar.

Reunindo e disponibilizando uma vasta oferta de atividades que incluem visitas, leituras, oficinas, espetáculos, sessões de cinema e conversas, o DESCOLA proporciona à comunidade escolar muitas possibilidades de descobrir e viver Lisboa.

3. Dar voz e responsabilidade aos alunos

O DESCOLA persegue uma visão humanista orientada para a formação global e para a cidadania ativa tal como é preconizada no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Competências como a autonomia, o sentido crítico, a criatividade, a sensibilidade estética e artística, a capacidade de iniciativa e o espírito de equipa encontram na cultura, no ambiente e nos contextos não formais de aprendizagem um território fértil para serem exercitadas. Esse exercício valoriza o que os alunos já sabem e desafia-os a questionarem-se sobre o que está para além do que conhecem, para que queiram saber mais e ousem pôr em causa o preconceito e as convenções sociais com as quais estejam em desacordo. No fundo, convoca-se a participação ativa dos alunos e criam-se condições para que desenvolvam a sua voz.

4. Alimentar ecossistemas de aprendizagem

Ambiente, Biodiversidade, Cidade, Liberdade, Património e Sustentabilidade são temas transversais aos vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que identificámos como prioritários na abordagem ao património cultural e natural da cidade. Promovemos a sua interceção com as competências do Perfil dos Alunos para alimentar um ecossistema dinâmico onde fluem as incursões ao passado para tratar questões chave do presente, discutindo o desenho de futuros alternativos, envolvendo consciencialização e cidadania ativa, considerando os desafios à sustentabilidade de territórios tanto biológicos como sociais, discutindo a democracia, os direitos humanos e as correspondentes responsabilidades na perseguição da inclusão e da justiça social e climática.