A voz das crianças e dos jovens na educação

As considerações finais do relatório do Conselho Nacional de Educação sobre  “A voz das crianças e dos jovens na educação”, alertam para a importância da participação ativa das crianças e dos jovens na educação destacando os fatores que os estimulam a intervir e a ganhar confiança na sua voz. O desenvolvimento de competências de argumentação e comunicação, a consagração de tempo da aula à intervenção do aluno e a organização versátil do espaço são alguns desses fatores. Porque a participação de crianças e jovens na educação depende da dinâmica criada pela escola e muito especialmente da abordagem pedagógica de cada professor, importa equacionar condições e estratégias que possam favorecer a mudança, quer ao nível das organizações, quer a nível individual.
Estas considerações são igualmente relevantes no âmbito da educação não formal, nomeadamente em equipamentos culturais, locais privilegiados para a consciencialização dos jovens sobre os seus direitos e deveres de intervenção e participação.