Dia Internacional da Educação
O Dia Internacional da Educação foi criado pela ONU para promover e valorizar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento. Em 2022, o foco da reflexão e debate incide sobre Alterar o Curso, Transformar a Educação, num apelo ao compromisso comum de concretizarmos uma educação inclusiva e de qualidade, sem a qual será difícil construirmos um futuro mais justo e sustentável para todos. Assim, o Dia Internacional da Educação deste ano pretende ser uma plataforma para debater e dar a conhecer as transformações de que precisamos para concretizar o direito fundamental de todos à educação e construir um futuro mais sustentável, inclusivo e pacífico.
Partindo da experiência do Museu Bordalo Pinheiro, no encontro online Educação: os desafios da continuidade e da inclusão que realizamos no dia 24 pelas 18h00 estarão em discussão estratégias de fortalecimento da educação como esforço público e bem comum, designadamente o papel dos museus e demais instituições culturais na criação de territórios educativos para todas as idades. Estarão presentes para falarem das suas experiências, alguns responsáveis e participantes em projetos de continuidade dinamizados pelo Museu Bordalo Pinheiro em parceria com instituições sociais e educativas. Testemunhos plurais, vindos de jovens, de idosos, de professores e mediadores envolvidos nestes projetos.
O evento será transmitido via live streaming através da página de Facebook do Museu Bordalo Pinheiro, mas também poderá acompanhá-lo e participar através da sessão Zoom em https://tinyurl.com/8xbknpn