ENCONTRO DE PROFESSORES

16 JULHO 2021 | PLATAFORMA TEAMS | Inscrição obrigatória até 13 de julho

ESCOLAS E ORGANIZAÇÕES CULTURAIS – PROPOSTAS E REFLEXÕES PARA O ANO LETIVO DE 2021/22

Qual o lugar que têm, ou podem ter, as artes e o património na vida das comunidades educativas? E qual o papel dos professores e alunos na vida das instituições culturais? Como pode a cultura transdisciplinar o currículo, os artistas cooperarem com alunos e professores, e as artes não serem encaradas como um luxo extracurricular? Partindo da apresentação das propostas do Plano Nacional das Artes e do Programa Descola, da Direção Municipal da Cultura e EGEAC, propomos um encontro de reflexão sobre uma subversão necessária: como afirmar as escolas como polos culturais e as instituições culturais como territórios educativos.

APRESENTAÇÃO – 14h30 às 15h30

Abertura

Joaquim Melro – Diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio

Princípios estratégicos de colaboração entre equipamentos culturais e a comunidade escolar no âmbito do Programa DESCOLA. Aposta na relação entre mediadores e professores e nos projetos de continuidade.

Maria de Assis – Coordenadora DESCOLA EGEAC | Margarida Fragoso – Coordenadora DESCOLA DMC

Apresentação dos eixos estratégicos do Plano Nacional das Artes, com foco sobre o Projeto Cultural de Escola

Paulo Pires do Vale – Comissário | Sara Brighenti – Subcomissária

ATIVIDADES EM FOCO – 15h30 às 16h00

Os professores terão de optar por um dos projetos/níveis de ensino no ato de inscrição

Os Sapatos do Senhor Luiz | Pré-escolar e 1º ciclo – Apresentação de visita espetáculo e oficina associada

Aida Tavares – Diretora do S. Luiz Teatro Municipal

A Janela | 1º ciclo – Apresentação do projeto das BLX e dos recursos didáticos que lhe estão associados, incluindo o vídeo de uma das histórias

Sara Amado – Curadoria do projeto

Cinema São Jorge – O que é isso? | 2º ciclo – apresentação de visita virtual e do respetivo dossier pedagógico

Inês Freire (Adjunta direção) e Pedro Vieira (Comunicação) – Cinema São Jorge

Passo a passo pelo bairro da minha escola | 3º ciclo – apresentação da atividade com vídeo e demonstração de materiais

Ana Brites, Filipa Ribeiro Ferreira e Vitória Pinheiro (mediadoras) – Arquivo Municipal de Lisboa

Testemunhos da resistência | Secundário – apresentação de um testemunho de vida na resistência, incluindo propostas de exploração na sala de aula

Rita Rato – Diretora do Museu do Aljube

MESA REDONDA – 16h15 às 18h30

O que faz com que um projeto artístico seja educativo também? O que leva o professor a valorizar uma atividade cultural/artística? O que move o artista quando decide conceber uma peça ou um projeto para um contexto educativo? E o mediador? Quais as suas prioridades quando concebe uma atividade dirigida ao público escolar? E os pais, como se posicionam entre a necessidade de os seus filhos cumprirem o currículo e a pertinência de serem expostos a propostas culturais e artísticas? E os alunos, sentem algum tipo de enriquecimento quando participam em atividades culturais e artísticas? O que encontram de especial ou diferente nesses momentos que interrompem as aulas normais?

Moderação – Andreia Dias – Responsável pela área Escolas e outras instituições educativas no Museu Calouste Gulbenkian

Participantes

Isabel Sá – Diretora do Colégio Nun’Álvares, Casa Pia

Teresa Sá – coordenadora do Projeto Cultural de Escola PNA na ES D. Dinis de Coimbra

Jorge Ascensão – Presidente da CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais

Cátia Terrinca – Atriz e encenadora

Pedro Costa – Doutorando em Design de Comunicação

Leonor Barroco – Estudante de mestrado de Relações Internacionais e Ciência Política

Vanda Souto – Mediadora do Gabinete de Estudos Olisiponenses

Encontro acreditado em colaboração com o CFEAS – Centro de Formação de Escolas António Sérgio