Encontro de professores
15 JULHO 2022
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ESCOLAS E ORGANIZAÇÕES CULTURAIS – PALCOS PARTILHADOS NO ANO LETIVO DE 2022/23
Como promover palcos que transitem espontaneamente entre as escolas e as organizações culturais? Quais os benefícios de aceitar este desafio? Será assim tão difícil conjugar tempos e vontades para fazer acontecer projetos que explorem o potencial transformador das artes, da cultura e da educação?
A cumplicidade e o saber partilhado de programadores, artistas, mediadores, professores e alunos, entra em cena durante os meses de março, abril, maio e junho de 2023 para dar corpo ao programa da Bienal Cultura e Educação. Promovida pelo Plano Nacional das Artes, esta primeira edição da Bienal gira em torno da ideia de Retrovisor: uma história de futuro! – ideia que tem estado a mobilizar as políticas públicas e a envolver entidades culturais e educativas de todo o país.
Partindo da apresentação da Bienal Cultura Educação e dos projetos de arte e educação do município de Lisboa que lhe estão associados, teremos connosco neste Encontro os responsáveis de vários desses projetos para nos falarem dos bastidores – como se organizaram, o que está a acontecer e o que planeiam levar a público durante os meses da Bienal.
APRESENTAÇÃO – 14h30 às 15h30
Palavras de abertura
Diogo Moura – Vereador da Câmara Municipal de Lisboa
Bienal Cultura e Educação – Retrovisor, uma História do Futuro
Evento nacional dirigido à programação para crianças e jovens, a primeira edição da Bienal sublinha a vontade de reativar projetos de arte educação que se destacaram nos últimos anos/décadas, para resgatar do passado o que permanece vivo e nos continua a provocar o pensamento e a ação.
Em linha com o modelo de democracia cultural, a Bienal Cultura e Educação propõe dilatar fronteiras e ganhar espaço público na forma de construir projetos com as comunidades, assumindo a centralidade da cultura como território educativo e das instituições educativas como polos culturais, para que neste enquadramento os parceiros – instituições, equipamentos e cidadãos – mobilizem os recursos, a vocação e a missão das entidades que representam, assim como os seus valores e práticas, em torno de um foco comum.
Paulo Pires do Vale – Comissário PNA
Sara Brighenti – Subcomissária PNA
O DESCOLA como ferramenta de programação cultural nas escolas
O DESCOLA, projeto de intervenção estratégica de cultura e educação do Município de Lisboa, desenvolvido pela Direção Municipal de Cultura e pela EGEAC, já tem disponível a programação de atividades criativas para alunos e professores para o ano letivo de 2022/23. Como organizar um programa cultural para os seus alunos através do DESCOLA? E como pesquisar a oferta adequada às necessidades de cada professor? Partindo de uma conversa com a professora Lurdes Caria, daremos a conhecer as funcionalidades e mais valias do site DESCOLA incluindo os projetos inscritos na Bienal Cultura e Educação.
Lurdes Caria – professora e coordenadora das Bibliotecas Escolares na AE Francisco de Arruda
Margarida Fragoso – coordenadora DESCOLA DMC – Direção Municipal de Cultura
PROJETOS EM FOCO – 15h30 às 17h30
Apresentação de projetos
- I was looking at the ceiling and then I saw the sky – espetáculo de ópera em versão didática – projeto do Teatro São Luiz com direção musical de Martim Sousa Tavares e encenação de Miguel Loureiro e Miguel Pereira que revisita, atualiza e desconstrói um formato artístico normalmente conotado com o passado e as elites sociais.
Apresentação: Aida Tavares, Diretora do São Luiz Teatro Municipal e Martim Sousa Tavares (em vídeo), maestro e compositor
- PLEC – Processo lúdico em construção – instalação interativa – um projeto das Galerias Municipais em colaboração com o Arquiteto Rui Mendes e alunos do ensino superior de várias áreas disciplinares. Trata-se de um projeto sobre o espaço comum – a construção da cidade, do brincar e de novos imaginários sociais.
Apresentação: Tobi Maier, Diretor das Galerias Municipais e Rui Mendes, direção e conceção do projeto
- Narrativas – mostra de cinema – sessões de cinema, seguidas de debate, dirigidas à comunidade escolar e familiar em torno dos desafios que afetam a relação dos jovens com a escola e com a família. Um projeto do Cinema São Jorge em colaboração com Mafalda Melo.
Apresentação: Inês Freire e Pedro Vieira, coordenadores do Serviço Educativo do Cinema São Jorge e Mafalda Melo, comissária da mostra
- Estado Crítico – exposição audiovisual e ciclo de conversas – projeto do Museu Bordalo Pinheiro em colaboração com a Escola Secundária Marquês de Pombal e com o fotógrafo Victorino Coragem centrado nas inquietações dos jovens inspirados no pensamento crítico e na liberdade de expressão de Bordalo
Apresentação: Liliana Pina, coordenadora do Setor Educativo do Museu Bordalo Pinheiro e Victorino Coragem, diretor artístico do projeto
- As personagens vão a votos – leitura encenada participativa – o exercício da democracia está em foco nesta proposta dirigida a crianças e jovens dos 6 aos 12 anos
Apresentação: Mariana Abreu Loureiro – programadora e mediadora da Rede de Bibliotecas de Lisboa
- Plasticus mutantis – desfile performativo e filme – projeto do Padrão dos Descobrimentos em colaboração com o CED Jacob Rodrigues e a bióloga marinha Ana Pego em torno das questões da sustentabilidade.
Apresentação: Cristina Simões, Coordenadora Serviço Educativo do Padrão dos Descobrimentos; Claudia Pereira, professora e coordenadora do projeto na CED Jacob Rodrigues e Ana Pego, conceção e orientação do projeto
- Riscar a cidade, caderno de rua – mural e exposição – projeto do Museu de Lisboa em colaboração com o AE Padre António Vieira e o artista Rui Horta Pereira. Uma viagem exploratória pelas fronteiras físicas, sociais e culturais da cidade de Lisboa. As que o passado deixou registadas, e as de hoje.
Apresentação: David Felismino, Diretor Adjunto do Museu de Lisboa e Rui Horta Pereira, conceção e direção artística do projeto
- Explorar a Cidade – Que cidade é esta? – percursos pedestres a partir de documentos do Arquivo Municipal de Lisboa
Apresentação: Filipa Ribeiro Ferreira, Vitória Pinheiro, mediadoras do serviço educativo do AML
- Exposições itinerantes – exposições do Museu do Aljube associadas ao movimento estudantil e às lutas das mulheres, disponíveis para realizar na escola.
Apresentação: Rita Rato, Diretora do Museu do Aljube Resistência e Liberdade
- Orpheus, mitologia para a infância – projeto do Museu da Marioneta em colaboração com o Teatro da Cidade e EB1, 72 que parte das “Metamorfoses” de Ovídio para revisitar as narrativas sobre a origem do mundo.
Apresentação: Filipa Camacho, mediadora do Serviço Educativo do Museu da Marioneta e Nídia Roque, conceção e direção artística do projeto
- Ciclo Shakespeare – espetáculos de teatro, mini conferência, livro e formação para professores – projeto do LU.CA – Teatro Luis de Camões em colaboração com o Teatro Praga. Uma abordagem contemporânea e interativa a obras incontornáveis da história do teatro e da literatura mundial.
Apresentação: Susana Menezes, Diretora do LU.CA, Cláudia Jardim e Diogo Bento, Teatro Praga (vídeo)
- Caminhos improváveis – instalação comunitária – projeto da Casa Fernando Pessoa em colaboração com o AE Josefa de Óbidos, Junta de Freguesia de Campo de Ourique. Espaço Interage e o ilustrador João Catarino
Apresentação: vídeo (Serviço Educativo da Casa Fernando Pessoa)
- Dançar Ameias – espetáculo de dança site specific – projeto do Castelo de S. Jorge com a Escola Superior de Dança e a Escola Voz do Operário
Apresentação: Raquel Guerreiro, Coordenadora do Serviço Educativo do Castelo de São Jorge; Bárbara Ramires, Professora e Diretora Pedagógica da Escola da Voz do Operário e Inês Zinho Pinho, Professora de Dança da Escola Superior de Dança
Encontro acreditado em colaboração com o Centro de Formação de Escolas A23, de Torres Novas. Inscrição obrigatória até 12 de julho