Encontro de professores

15 JULHO 2022
ONLINE – streaming em direto no canal YouTube

ESCOLAS E ORGANIZAÇÕES CULTURAIS – PALCOS PARTILHADOS NO ANO LETIVO DE 2022/23

Como promover palcos que transitem espontaneamente entre as escolas e as organizações culturais? Quais os benefícios de aceitar este desafio? Será assim tão difícil conjugar tempos e vontades para fazer acontecer projetos que explorem o potencial transformador das artes, da cultura e da educação?

A cumplicidade e o saber partilhado de programadores, artistas, mediadores, professores e alunos, entra em cena durante os meses de março, abril, maio e junho de 2023 para dar corpo ao programa da Bienal Cultura e Educação. Promovida pelo Plano Nacional das Artes, esta primeira edição da Bienal gira em torno da ideia de Retrovisor: uma história de futuro! – ideia que tem estado a mobilizar as políticas públicas e a envolver entidades culturais e educativas de todo o país.

Partindo da apresentação da Bienal Cultura Educação e dos projetos de arte e educação do município de Lisboa que lhe estão associados, teremos connosco neste Encontro os responsáveis de vários desses projetos para nos falarem dos bastidores – como se organizaram, o que está a acontecer e o que planeiam levar a público durante os meses da Bienal.

APRESENTAÇÃO – 14h30 às 15h30

Palavras de abertura

Diogo Moura – Vereador da Câmara Municipal de Lisboa

Bienal Cultura e Educação – Retrovisor, uma História do Futuro

Evento nacional dirigido à programação para crianças e jovens, a primeira edição da Bienal sublinha a vontade de reativar projetos de arte educação que se destacaram nos últimos anos/décadas, para resgatar do passado o que permanece vivo e nos continua a provocar o pensamento e a ação.

Em linha com o modelo de democracia cultural, a Bienal Cultura e  Educação propõe dilatar fronteiras e ganhar espaço público na forma de construir projetos com as comunidades, assumindo a centralidade da cultura como território educativo e das instituições educativas como polos culturais, para que neste enquadramento os parceiros – instituições, equipamentos e cidadãos – mobilizem os recursos, a vocação e a missão das entidades que representam, assim como os seus valores e práticas, em torno de um  foco comum. 

Paulo Pires do Vale – Comissário PNA

Sara Brighenti – Subcomissária PNA

O DESCOLA como ferramenta de programação cultural nas escolas

O DESCOLA, projeto de intervenção estratégica de cultura e educação do Município de Lisboa, desenvolvido pela Direção Municipal de Cultura e pela EGEAC, já tem disponível a programação de atividades criativas para alunos e professores para o ano letivo de 2022/23. Como organizar um programa cultural para os seus alunos através do DESCOLA? E como pesquisar a oferta adequada às necessidades de cada professor? Partindo de uma conversa com a professora Lurdes Caria, daremos a conhecer as funcionalidades e mais valias do site DESCOLA incluindo os projetos inscritos na Bienal Cultura e Educação.

Lurdes Caria – professora e coordenadora das Bibliotecas Escolares na AE Francisco de Arruda

Margarida Fragoso – coordenadora DESCOLA DMC – Direção Municipal de Cultura

PROJETOS EM FOCO – 15h30 às 17h30

Apresentação de projetos

  • I was looking at the ceiling and then I saw the skyespetáculo de ópera em versão didática – projeto do Teatro São Luiz com direção musical de Martim Sousa Tavares e encenação de Miguel Loureiro e Miguel Pereira que revisita, atualiza e desconstrói um formato artístico normalmente conotado com o passado e as elites sociais.

Apresentação: Aida Tavares, Diretora do São Luiz Teatro Municipal e Martim Sousa Tavares (em vídeo), maestro e compositor

  • PLEC – Processo lúdico em construção instalação interativa – um projeto das Galerias Municipais em colaboração com o Arquiteto Rui Mendes e alunos do ensino superior de várias áreas disciplinares. Trata-se de um projeto sobre o espaço comum – a construção da cidade, do brincar e de novos imaginários sociais.

 Apresentação: Tobi Maier, Diretor das Galerias Municipais e Rui Mendes, direção e conceção do projeto

  • Narrativas – mostra de cinema – sessões de cinema, seguidas de debate, dirigidas à comunidade escolar e familiar em torno dos desafios que afetam a relação dos jovens com a escola e com a família. Um projeto do Cinema São Jorge em colaboração com Mafalda Melo.

Apresentação: Inês Freire e Pedro Vieira, coordenadores do Serviço Educativo do Cinema São Jorge e Mafalda Melo, comissária da mostra

  • Estado Críticoexposição audiovisual e ciclo de conversas – projeto do Museu Bordalo Pinheiro em colaboração com a Escola Secundária Marquês de Pombal e com o fotógrafo Victorino Coragem centrado nas inquietações dos jovens inspirados no pensamento crítico e na liberdade de expressão de Bordalo

Apresentação: Liliana Pina, coordenadora do Setor Educativo do Museu Bordalo Pinheiro e Victorino Coragem, diretor artístico do projeto

  • As personagens vão a votos leitura encenada participativa – o exercício da democracia está em foco nesta proposta dirigida a crianças e jovens dos 6 aos 12 anos

Apresentação: Mariana Abreu Loureiro – programadora e mediadora da Rede de Bibliotecas de Lisboa

  • Plasticus mutantis – desfile performativo e filme – projeto do Padrão dos Descobrimentos em colaboração com o CED Jacob Rodrigues e a bióloga marinha Ana Pego em torno das questões da sustentabilidade.

Apresentação: Cristina Simões, Coordenadora Serviço Educativo do Padrão dos Descobrimentos; Claudia Pereira, professora e coordenadora do projeto na CED Jacob Rodrigues e Ana Pego, conceção e orientação do projeto

  • Riscar a cidade, caderno de ruamural e exposição – projeto do Museu de Lisboa em colaboração com o AE Padre António Vieira e o artista Rui Horta Pereira. Uma viagem exploratória pelas fronteiras físicas, sociais e culturais da cidade de Lisboa. As que o passado deixou registadas, e as de hoje.

Apresentação: David Felismino, Diretor Adjunto do Museu de Lisboa e Rui Horta Pereira, conceção e direção artística do projeto

  • Explorar a Cidade – Que cidade é esta? – percursos pedestres a partir de documentos do Arquivo Municipal de Lisboa

Apresentação: Filipa Ribeiro Ferreira, Vitória Pinheiro, mediadoras do serviço educativo do AML

  • Exposições itinerantes – exposições do Museu do Aljube associadas ao movimento estudantil e às lutas das mulheres, disponíveis para realizar na escola.

Apresentação: Rita Rato, Diretora do Museu do Aljube Resistência e Liberdade

  • Orpheus, mitologia para a infância – projeto do Museu da Marioneta em colaboração com o Teatro da Cidade e EB1, 72 que parte das “Metamorfoses” de Ovídio para revisitar as narrativas sobre a origem do mundo.

Apresentação: Filipa Camacho, mediadora do Serviço Educativo do Museu da Marioneta e Nídia Roque, conceção e direção artística do projeto

  • Ciclo Shakespeare espetáculos de teatro, mini conferência, livro e formação para professores – projeto do LU.CA – Teatro Luis de Camões em colaboração com o Teatro Praga. Uma abordagem contemporânea e interativa a obras incontornáveis da história do teatro e da literatura mundial.

Apresentação: Susana Menezes, Diretora do LU.CA, Cláudia Jardim e Diogo Bento, Teatro Praga (vídeo)

  • Caminhos improváveisinstalação comunitária – projeto da Casa Fernando Pessoa em colaboração com o AE Josefa de Óbidos, Junta de Freguesia de Campo de Ourique. Espaço Interage e o ilustrador João Catarino

Apresentação: vídeo (Serviço Educativo da Casa Fernando Pessoa)

  • Dançar Ameias – espetáculo de dança site specific – projeto do Castelo de S. Jorge com a Escola Superior de Dança e a Escola Voz do Operário

Apresentação: Raquel Guerreiro, Coordenadora do Serviço Educativo do Castelo de São Jorge; Bárbara Ramires, Professora e Diretora Pedagógica da Escola da Voz do Operário e Inês Zinho Pinho, Professora de Dança da Escola Superior de Dança

Encontro acreditado em colaboração com o Centro de Formação de Escolas A23, de Torres Novas. Inscrição obrigatória até 12 de julho 

Acesso ao encontro