Museus e escolas como motores da democracia

As tensões que se vivem hoje resultam de reivindicações de justiça social que, apesar de antigas, foram ganhando mais espaço no debate público e tornaram evidente a necessidade de conhecer melhor o passado e de contribuir ativamente na construção do presente e do futuro que desejamos.

Tanto os museus como as escolas fazem parte da ampla rede educativa das nossas sociedades. Esta rede é uma oportunidade para juntar esforços e pessoas de diferentes idades – em especial, dos mais novos – em prol da educação para a cidadania esclarecida e a participação democrática.

O seminário Museus e escolas como motores da democracia, realiza-se no dia 25 de novembro, das 10h às 13h, na Biblioteca de Marvila em Lisboa.  Será, igualmente, transmitido online. Teremos a oportunidade de ouvir Leonard Schmieding (projeto “Educação para a Cidadania em Museus” dos Museus Estatais de Berlim) e ainda David Felismino (Museu de Lisboa) e Susana Gomes da Silva (Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian).

Esta é uma coorganização da Acesso Cultura com o Plano Nacional das Artes, em colaboração com as Bibliotecas de Lisboa e a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares. A participação é gratuita, mas é necessária inscrição. Mais informações aqui.