O Cinema, a Cidadania

CinEd – O Cinema, a Cidadania – Formação Os Filhos de Lumière com Cinemateca Júnior

Todos os encontros têm duração de 3h

Formadoras: Teresa Garcia e Mónica Baptista

21 de JANEIRO (sábado) / 10h, Rua das Gaivotas, 6 1ª Sessão: com professores

Dar a conhecer o programa, as ferramentas pedagógicas e uma metodologia participativa, que procura levar o aluno a descobrir por si próprio através de questões que lhe vão sendo colocadas, a olhar para um filme através do processo de criação cinematográfica, a ver, a ouvir e a sentir, aquilo a que geralmente não presta atenção.

24 de JANEIRO (terça) / 10h, Cinemateca Júnior 2ª Sessão: com professores e alunos

Projecção de um ou vários filmes incluídos na colecção dos programas CinEd com a presença dos alunos. Diálogo entre cineastas, professores e alunos sobre as questões de cinema e as de cidadania presentes em cada filme (a partir da matéria cinematográfica) e através da metodologia participativa.

11 de FEVEREIRO (sábado) / 10h, Cinemateca Júnior 3ª Sessão: com professores

Sessão de balanço intermédio sobre o trabalho desenvolvido pelos docentes no âmbito do trabalho autónomo e proposta de outras pistas pedagógicas a aplicar, a partir das questões colocadas por estes e das sugestões presentes nos cadernos pedagógicos do programa.

2 de MARÇO (quinta) / – 10h, Cinemateca Júnior 4ª Sessão: sessão com professores e alunos

Segunda projecção-conversa de um ou vários filmes da plataforma CinEd e a presença dos alunos, pondo em prática a metodologia deste projecto, estabelecendo um percurso entre os filmes e as questões de cinema e de cidadania que estes sugerem ou levantam.

15 de ABRIL (sábado) / – 10h, Cinemateca Júnior 5º encontro: balanço final com professores

Balanço final da oficina através da apresentação e reflexão sobre os trabalhos realizados pelos alunos com quem os docentes formandos trabalharam no âmbito do seu trabalho autónomo e debate sobre a experiência partilhada na oficina.

A formação tem um formato de OFICINA e pretende envolver professores e professores bibliotecários, mediadores culturais e outros adultos interessados. Inclui também projeções de filmes da colecção CinEd em sala de cinema, com alunos, na qual se porá em prática a metodologia pedagógica do programa europeu CinEd que a associação Os Filhos de Lumière implementa em Portugal, e sobre a qual encontram informações no seguinte link: www.cined.eu.

A formação tem a duração de 30h (15h presenciais + 15h de trabalho autónomo).

A formação é acreditada pelo Centro de Formação Calvet de Magalhães. A inscrição na formação é gratuita, sendo que o certificado de acreditação do Centro de Formação (opcional) tem o valor de 15€.

A inscrição na formação deve ser feita através do seguinte formulário: https://tinyurl.com/cinemacidadania