Sete Anos Sete Livros

Os livros Sábado e Domingo fazem parte de uma constelação. Há um projeto âncora intitulado Sete Anos Sete Peças que tem dois projetos satélite: Sete Anos Sete Livros e Sete Anos Sete Escolas.  Os dois livros complementam-se e condensam o trabalho desenvolvido neste conjunto.

Sábado
O livro Sábado. Aprendizagens no cruzamento entre arte, educação e cidadania, reúne um conjunto de textos que têm como ponto de partida o projeto de Cláudia Dias Sete Anos Sete Escolas, acolhido pelo Alkantara. Os vários contributos que condensa são, assumidamente, heterogéneos e plurais, tendo a virtude de reunir olhares distintos que focam vetores reflexivos sobre a relação entre arte, educação e cidadania. Contando com contributos de Carla Veloso, Carlota Quintão, Charlotte Svendler Nielsen, Cláudia Dias, Gerard M. Samuel, Idoia Zabaleta, Igor Gandra, Joana Marques, Karas, Luísa Veloso, Maria Filomena Molder, Patrícia Santos, Pedro Abrantes e Teresa Seabra, proporciona ao leitor cruzamentos múltiplos de temas como a relação entre tempo e aprendizagem, o papel do Estado na educação, a busca de uma crescente igualdade de oportunidades no acesso à educação ou a procura de caminhos que permitam projetar futuros mais democráticos e integradores da arte e da cultura na educação.

edição Luísa Veloso e Carlota Quintão, A3S
textos Carla Veloso, Carlota Quintão, Charlotte Svendler Nielsen, Cláudia Dias, Gerard M. Samuel, Idoia Zabaleta, Igor Gandra, Joana Marques, Karas, Luísa Veloso, Maria Filomena Molder, Patrícia Santos, Pedro Abrantes, Teresa Seabra
ilustração António Jorge Gonçalves
fotografia Américo Jones
coedição TNDM II & Alkantara & TMP & Fundação Calouste Gulbenkian

Domingo
Domingo pensamos nos outros dias da semana. Às vezes na semana que passou, outras na semana que vem. Este livro reflecte coisas da semana passada, desviando-as para a que virá, como um espelho nas mãos de um brincalhão projeta os raios de alguém que passa, cegando por instantes o passante ocasional, encandeado.
A coleção de fotos, de Gabriel Orlando, é um álbum que reproduz o movimento do projeto Sete Anos Sete Peças, reconstituindo cenas e bastidores de cada uma das peças realizadas desde 2016. O desfolhar das páginas é feito com recurso a um glossário particular que, encadeando termos e conceitos, ajuda a decifrar o mistério do que aconteceu outrora. Como suplemento, cinco conversas moderadas por Catarina Pires e Raquel Lima, tidas em cinco noites, após cada espetáculo, sob o signo de cinco formas particulares: a arte da competição, a arte da inocência, a arte do fim, a arte da diferença e a arte da fuga.

coordenação Cláudia Dias
textos Claudia Dias, Idoia Zabaleta, Karas