A CÂMARA É O CORPO

13 maneiras de ver um pássaro negro é o título de um filme cocriado pela artista Ana Vaz, por Vera Amaral e Mário Neto, dois alunos da Escola Secundária D. Dinis, e pela produtora das Galerias Municipais, Paula Nascimento. Tudo começou com um convite lançado à artista por Tobi Maier, diretor das Galerias, no âmbito do projeto “A câmara é o corpo”, inscrito nas políticas de colaboração e proximidade entre escolas e organizações culturais que o programa DESCOLA incentiva. O projeto decorreu ao longo de um ano letivo apostando na documentação de um contínuo de experiências subjetivas dos vários intervenientes e na reciprocidade da aprendizagem, assente na visão de que todos somos alunos de uma escola sem mestres, sem cercas e sem fronteiras. O filme realizou já um percurso assinalável por festivais de referência: a Berlinale Forum Expanded, o Cine Esquema Novo (Brasil), o European Media Art Festival (Alemanha). No próximo mês de agosto estará presente no IndieLisboa e em outubro no Black Canvas (México). Teve a 2 de junho uma importante apresentação na própria escola, para professores e alunos.