original de Bordallo Pinheiro

Professores de todas as disciplinas e níveis de ensino

Esta ação de formação, com quatro sessões de carácter prático, destina-se a quem pretende aprofundar estratégias pedagógicas a partir da obra gráfica e cerâmica de Bordalo e a quem já possui o enquadramento teórico do Museu, do seu artista e do potencial pedagógico da sua obra.

Na primeira sessão, dar-se-á lugar à experimentação de estratégias e recursos educativos utilizados por Bordalo – desenho, caricatura, banda desenhada, ilustração – e a sua articulação com os conteúdos curriculares disciplinares dos diferentes níveis de ensino. Na terceira sessão, a experimentação foca-se na obra cerâmica de Bordalo e suas manifestações – naturalismo, revivalismos históricos, mitologia, caricatura, retrato, o popular e o erudito – sempre em articulação com os conteúdos curriculares relevantes. Na segunda e quarta sessões, os professores, organizados em grupos, terão de conceber e apresentar uma atividade educativa inspirada na obra gráfica (segunda sessão) e na obra cerâmica bordaliana (quarta sessão). Ambas as sessões terminam com a apresentação dos trabalhos, seguida de debates.

2023: 7, 14, 21 e 28 de novembro às 17h30

2024: 22 e 29 de fevereiro às 17h30 e 7 e 14 de março às 17h30

Em parceria com o CFEAS – Centro de Formação de Escolas António Sérgio, esta ação encontra-se acreditada pelo CCPFC, para efeitos de progressão da carreira docente.

Para mais informações contactar servicoeducativo@museubordalopinheiro.pt / 215818544

Museu Bordalo Pinheiro

15 horas: 4 sessões síncronas + 2 sessões assíncronas
2023: 7, 14, 21 e 28 de novembro às 17h30. 2024: 22 e 29 de fevereiro às 17h30 e 7 e 14 de março às 17h30