original de Bordallo Pinheiro

Professores de todas as disciplinas e níveis de ensino

Esta ação de formação, com quatro sessões de carácter prático, destina-se a quem pretende aprofundar estratégias pedagógicas a partir da obra gráfica e cerâmica de Bordalo e a quem já possui o enquadramento teórico do Museu, do seu artista e do potencial pedagógico da sua obra.

Na primeira sessão, dar-se-á lugar à experimentação de estratégias e recursos educativos utilizados por Bordalo – desenho, caricatura, banda desenhada, ilustração – e a sua articulação com os conteúdos curriculares disciplinares dos diferentes níveis de ensino. Na terceira sessão, a experimentação foca-se na obra cerâmica de Bordalo e suas manifestações – naturalismo, revivalismos históricos, mitologia, caricatura, retrato, o popular e o erudito – sempre em articulação com os conteúdos curriculares relevantes. Na segunda e quarta sessões, os professores, organizados em grupos, terão de conceber e apresentar uma atividade educativa inspirada na obra gráfica (segunda sessão) e na obra cerâmica bordaliana (quarta sessão). Ambas as sessões terminam com a apresentação dos trabalhos, seguida de debates.

Inscrições aqui.

Em parceria com o CFEAS – Centro de Formação de Escolas António Sérgio, esta ação encontra-se acreditada pelo CCPFC, para efeitos de progressão da carreira docente.

Ciclo temático

Museu Bordalo Pinheiro

Requer marcação prévia
Duração
12 horas: 4 sessões síncronas (2 a 3 horas por ação de formação) + 3 horas de trabalho autónomo
Data
A anunciar brevemente
Número de Participantes
10 a 20 docentes
Preço
Gratuito
Local
Online
Conceção
Liliana Pina
Realização
Liliana Pina
Outras Informações
cfantoniosergio@aeddinis.pt