Crianças em atividade

Escola Nómada – Persona: consciência de identidade(s) para a (des)construção de personagens

ESCOLA NÓMADA – PERSONA é um projeto multidisciplinar de matriz singular que reúne diferentes áreas artísticas com o intuito de incentivar os jovens ao pensamento da arte enquanto forma de participação cívica, possibilitando a criação de empatia por várias formas de expressão, da pintura à dança – com o propósito de fomentar a consciência cívica. Tomando as suas cronologias pessoais como ponto de partida os alunos são convidados a explorar mecanismos de pensamento, análise e criação artística atendendo à especificidade da turma e à comunidade escolar onde estão inseridos.

O projeto tem como “pano de fundo” a linha de investigação Artes e ofícios da Lisboa antiga desenvolvido pelo Gabinete de Estudos Olisiponenses, e através da escolha de algumas profissões do passado em articulação com o desenvolvimento de conceitos que atendam às competências específicas de cada aluno estimular-se-á o seu lugar de fala – pessoal e social. O referencial metodológico é de Bruno Munari – “ARROZ VERDE”.

Nesta jornada a 2 anos letivos os alunos contactarão com um aporte considerável de ferramentas artísticas, convidando-os a abraçar a cidade de hoje através (também) da compreensão da cidade de outrora. Pretende-se criar um espetáculo que seja capaz de traduzir esse processo de repensar e reinventar as ideias de Máscara, Personagem e Talento. Este projeto narrativo partilhado (entre) cruza estéticas e técnicas na criação de uma apresentação que visa refletir um ethos e uma paisagem de passado e de futuro – de memória(s) e de expectativa(s). Uma turma, uma escola, um bairro (uma cidade) poderão criar a sua própria rota narrativa?

NOTA BIOGRÁFICA

Rita Grancho (1992) é artista plástica, é formada em Realização Plástica pela Escola António Arroio e em Teatro pela Universidade de Évora. Tem como estrutura identitária da sua obra diversas técnicas de desconstrução de corpos e rostos criando máscaras em busca de outras realidades dentro do seu universo. Especializada em pintura acrílica amplia a sua técnica até à pintura mural e à criação de cenografia para teatro e performance. Integra o coletivo de artistas da Associação Goela (2020), onde tem o seu atelier e desenvolve diferentes projetos de inclusão social que iniciam a sua pintura em mural: pintura coletiva com a artista Sreya no projeto “Bensaúde é Vida” – programa BIP/ZIP (Lisboa, 2021), também nesse ano inicia o seu percurso como professora orientadora de atividades de expressão artística na Escola Básica dos Coruchéus; em 2022 participou no projecto Re-Generation na La Maison Blue (Rennes, França), e é também criadora, a solo ou em colaboração, de diversos workshops.

No decorrer desta atividade, são captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.

GEO – Gabinete de Estudos Olisiponenses

3.º Ciclo
Anos letivos de 2023-24 (8ºA) e 2024-25 (9ºA)
Outubro a junho de cada ano letivo