Pessoas a passear numa rua de Lisboa

Lisboetas somos nós, os que aqui nascemos e vivemos, mas também os que escolheram aqui estabelecer-se não sendo originários destas paragens. Lisboa tem sido sempre lugar de misturas étnicas e culturais, com uma janela virada para o mundo e uma porta aberta para quem chega. Será que Lisboa e os lisboetas mudaram muito ao longo dos anos? Que crises enfrentaram? Seriam assim tão diferentes de nós? Se pudessem falar connosco, o que nos diriam? Desenhos, gravuras, documentos escritos e fotografias são algumas das peças que nos permitem viajar no tempo da cidade e das pessoas e descobrir como viviam os lisboetas, como superaram terramotos, cercos, fomes e pestes. Podemos ouvir falar línguas diferentes, experimentar ideias distintas, conhecer outros modos de vida e juntos pensar a nossa cidade, que tanto é castiça como exótica, tanto é bairrista como global. E nós, que queremos ser protagonistas da Lisboa do presente, vamos partir para a rua à descoberta do património e das vidas que a habitam. Afinal, o que faz de nós lisboetas?

Marcações através do e-mail: arquivomunicipal.se@cm-lisboa.pt

Ciclo temático

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico