Monóculo – Retrato de S. Von Harden
Nos anos 20 do século passado, no atelier do pintor expressionista Otto Dix em Berlim. A figura que o pintor está a retratar é a jornalista S. von Harden que, de cabelo curto, monóculo, cigarro na mão e discurso fluente, surge como ícone da mulher emancipada neste período de grandes transformações sociais, políticas e artísticas entre as duas grandes guerras. Durante as sessões em que pousa para o pintor, a jornalista descreve o meio artístico da época, as relações tumultuosas entre os sexos e a sua vontade de transgredir normas e explorar outros modos de relacionamento e de vida em sociedade.
Será a imagem o espelho modelador da identidade do indivíduo e a fonte primária da sua identificação como indivíduo social? Na composição deste retrato, questionam-se as fronteiras da identidade e do género social e propõe-se uma nova forma de olhar, mais aberta e livre, que contemple também o que é misteriosamente fluido e não se deixa enquadrar nas molduras existentes.
DRAMATURGIA: Vera San Payo de Lemos | ENCENAÇÃO: Rui Neto | CENÁRIO: Marisa Fernandes | FIGURINOS: Marisa Fernandes | DESENHO DE LUZ: Diana dos Santos | COM: Cristóvão Campos
Teatro Aberto
Requer marcação préviaSecundário, Ensino Profissional
90'
A partir de 7 de setembro, por marcação
Até 70
6,80€ por visitante
Teatro Aberto
Rui Neto