A ação de formação de curta duração insere-se no trabalho de estudo e divulgação da obra do artista que dá nome ao Museu Bordalo Pinheiro. Focada na personagem do Zé Povinho, pretende-se aprofundar o seu conhecimento e dotar de aprendizagens que permitam trabalhar as questões da cidadania ativa com os alunos. Se falarmos do Zé Povinho todos sabemos que nos referimos a nós. Mas como foi criada e trabalhada a personagem? Entre a obra gráfica e obra cerâmica de Rafael Bordalo Pinheiro irá olhar-se para as suas inúmeras representações, múltiplos pormenores, treinando o olhar para a ironia e o sarcasmo, reconhecendo as mensagens na albarda e no manguito.  Na primeira sessão apresenta-se a personagem e os formandos são desafiados a criarem o seu Zé Povinho do século XXI. Estas personagens serão apresentadas na sessão seguinte promovendo-se uma discussão com o olhar contemporâneo sobre a obra bordaliana. Competências a desenvolver: compreensão da personagem Zé Povinho como figura de uma época histórica e seu olhar atual para a promoção de uma cidadania ativa; desenvolvimento de recursos para o trabalho na escola.

Museu Bordalo Pinheiro

6h (5h síncronas, divididas por duas sessões, 1h de trabalho assíncrono)
8 e 15 de maio 2025
Máximo 20; mínimo 10 formandos
A formação é gratuita. Caso pretenda obter um certificado de participação, o mesmo terá um custo de 5€
Inês Noivo
Inês Noivo
Outras Informações
Em parceria com o CFEAS – Centro de Formação de Escolas António Sérgio, esta ação encontra-se acreditada para efeitos de progressão da carreira docente.