A Casa Fernando Pessoa é a casa que foi habitada pelo escritor nos últimos 15 anos de vida.

Tem uma exposição organizada em três pisos, que podem ser vistos como capítulos distintos sobre a vida e obra do escritor. Um piso é dedicado à criação dos heterónimos – como escreveu; outro à biblioteca particular de Fernando Pessoa; há ainda um piso com as marcas do apartamento e onde se mostram objetos que dão a conhecer como viveu e como se viveu no tempo de Pessoa em Lisboa. A Casa tem ainda um auditório com programação regular e uma biblioteca especializada em poesia mundial. É um lugar de literatura onde se cruzam as ideias de memória, criação literárias e leitura.

A Casa tem vindo a trabalhar com regularidade com o público escolar, recebendo visitas organizadas e fazendo percursos para grupos na cidade, pelos lugares frequentados pelo escritor. Apresenta um conjunto de recursos online que podem ser usados em autonomia também por professores e alunos. A equipa de mediação da Casa tem ainda em carteira um conjunto de oficinas que pode realizar no espaço do museu ou da escola.

Casa Fernando Pessoa
Rua Coelho da Rocha, 16-18
T: 213 913 270
servicoeducativo@casafernandopessoa.pt