PROGRAMA SÉRIO QUE NOS LIBERTA DO SÉRIO

ESCOLAS 2024/2025

INCORRIGÍVEL   INCENSURÁVEL   INDISPENSÁVEL

QUEM SOMOS?

Somos uma equipa de cinco pessoas, cujo dia-a-dia consiste na árdua e apaixonada tarefa de interpretar e divulgar a obra do incorrigível Rafael Bordalo Pinheiro. De Bordalo, resta-nos a criação artística, o seu tempo e a atitude política.

Que significa isto? Cidadania consciente, liberdade de pensamento e de criação, crítica e humor, ferramentas vitais para conhecer e refletir sobre o mundo contemporâneo.

Através das artes visuais, literatura, música, ambiente, história, filosofia e etnografia, pretendemos criar espaços de conhecimento, promovendo a reflexão, o argumento e o debate, inspirados na linguagem artística e na crítica humorística.

AO QUE VIMOS?

Bordalo afirmara que o seu negócio era o riso. Nós, negócios à parte, queremos pôr as pessoas sem sentido de humor a rir com Bordalo. E que os que o têm nos ajudem a fazê-lo. Para esse efeito, inventamos coisas.

Pessoas que trabalham a sério e estão disponíveis para, de quando em vez ou sempre, não se levarem a sério, juntem-se a nós.

A EXPERIÊNCIA

A entrada no Museu Bordalo Pinheiro revela um imaginário rico e apetecível de explorar: dentro das salas há um jardim zoológico com animais à solta, ouvem-se versos de Camões, tropeça-se em plantas, saboreia-se, à vista, pratos de onde pendem frutos, legumes e peixes.  Viaja-se entre continentes.

Há ainda uma multidão de personagens e tipos desejosos de serem descobertos: os que trabalham, os que estão presos, os que assobiam para o lado, os que enganam, os que se zangam… e até os que dormem.

A quem visita resta-lhe o humor sem fim, enquanto se aprendem coisas bem sérias.

Bizarro?!, tudo faz parte desse um lugar original e imenso que é o universo Bordalo.

Museu Bordalo Pinheiro
Campo Grande, 382
1700-097 Lisboa
T: 21 581 85 45
servicoeducativo@museubordalopinheiro.pt
http://www.museubordalopinheiro.pt
Autocarro 701, 717, 736, 750, 755, 767, 798
Metro Campo Grande
Diretor
João Alpuim Botelho
Mediadores
Liliana Maia Pina (coordenação), Francesca Casolino, Inês Noivo, Teresa Costa, Tiago Cruz