Em território nacional, o Museu da Marioneta é o primeiro a dedicar-se ao universo da marioneta, possuindo coleções oriundas das diferentes partes do mundo e ilustrativas das mais variadas formas de construção e manipulação. O programa educativo é abrangente e inclusivo, procurando proporcionar experiências memoráveis e produtivas que estimulem o gosto pela arte, o respeito pela diversidade cultural e uma relação forte entre os visitantes e o Museu. Aliando o conhecimento ao lazer e a exploração à descoberta, as atividades incluem um leque variado de propostas em torno das histórias, dos materiais e das técnicas de construção e manipulação que suportam o teatro de marionetas. As atividades dirigidas ao público escolar são transversais a diversas áreas do saber – expressão artística, história, geografia, multiculturalismo – incentivando o diálogo, a reflexão, a imaginação e a valorização de outras culturas. Pretende-se contribuir para a descoberta e preservação do universo da marioneta, dos seus métodos de fabrico, modos de uso e rituais, através de processos educativos que privilegiam a participação ativa dos alunos e professores.

O Museu dispõe de acessos alternativos para pessoas com mobilidade reduzida.
O acesso faz-se através de uma plataforma elevatória, rampas e elevador. Estes acessos estão disponíveis por portas laterais, situadas ao nível do passeio da rua, sendo necessário o acompanhamento da equipa do Museu. Agradecemos a sinalização destas situações para um atendimento personalizado e adaptado a necessidades específicas: 213942810 ou museu@museudamarioneta.pt

Museu da Marioneta
Convento das Bernardas,
Rua da Esperança, n.° 146