O Núcleo dinamiza o Programa Memórias de Lisboa que tem como grande objetivo agregar os diversos projetos de recolha de memórias através da identificação de denominadores comuns, e da afetação, também comum, de recursos, respeitando, no entanto e sempre, a especificidade e a identidade de cada projeto.

Neste âmbito decorre presentemente com especial relevância o Projeto Vidas e Memórias de Bairro em diversas Bibliotecas de Lisboa, nomeadamente Penha de França, Coruchéus, Alcântara, Orlando Ribeiro, Maria Keil.

Em praticamente todos os projetos, estas memórias são registadas em pequenos vídeos disponibilizados online e que poderão ser explorados por professores e por alunos no âmbito de diversas disciplinas.

Núcleo de Memória e Património Imaterial
Rua da Boavista, nº 9