O Parque Urbano do Vale Fundão, na freguesia de Marvila, está inserido na estrutura ecológica fundamental, definida no Plano Diretor Municipal, e integra o sistema húmido e de corredores verdes estruturantes da cidade. No âmbito da requalificação levada a efeito neste parque, procedeu-se à construção de acessos pedonais, para garantir um maior conforto às pessoas que circulam no jardim, à criação de um parque hortícola e de uma bacia de retenção que visa a promoção da infiltração de água no subsolo e a não sobrecarga da rede de saneamento da cidade.
Com esta intervenção, a Câmara Municipal requalificou o espaço, criando mais e melhores condições de segurança, de recreio e de ambiente para todos os visitantes.
Em tempos, Chelas caracterizava-se pela existência de inúmeras quintas agrícolas e de recreio. À semelhança do que aconteceu em toda a cidade, o surto expansionista registado em Lisboa, a partir de finais dos anos 40 do século passado, conduziu à expropriação da maioria dos seus terrenos para a construção de urbanizações e vias. No início dos anos setenta, Chelas mantinha um cariz rural, tornando-se uma reserva de ar puro e uma barreira natural à poluição das indústrias que então proliferavam a zona. É nesta altura que começa a ser plantada a mata de Chelas que viria a servir as urbanizações envolventes e que hoje tem o nome de Parque Vale do Fundão.

Área: 9 ha
Equipamentos: Parque infantil; Polidesportivo; Nora; Parque de merendas; Equipamento de fitness

Horário: 24 horas

Parque do Vale Fundão
Rua Manuel Teixeira Gomes