A Quinta Alegre – Um teatro em cada bairro é um centro cultural de proximidade que tem como missão promover uma cidadania ativa, participativa, agregando, valorizando e integrando pessoas e comunidades.

Estamos em Santa Clara, na Charneca, no antigo palácio do Marquês de Alegrete, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Na zona Norte de Lisboa, Santa Clara é um território vasto, onde rural e urbano se encontram, com bairros de origens, construções e naturezas muito diferentes, entrecortados por grandes vias de circulação. Esta diversidade é visível também na população e, claro, na população escolar.

A mediação é matriz deste projeto. Os projetos desenvolvidos nascem e crescem tendo como base uma escuta ativa dos públicos, envolvem diferentes participantes, procuram criar relações duradouras em processos participativos. As escolas mais próximas são cúmplices e parceiras fundamentais na nossa programação para o público mais jovem, contribuindo ativamente para trazer famílias e comunidades ao palácio.

A programação da Quinta Alegre é regular e diversificada, com espetáculos de diferentes áreas artísticas, oficinas e projetos de continuidade. Valorizamos o trabalho em parceria com pessoas e organizações do território. Também convidamos artistas de outros contextos para apresentarem e partilharem as suas propostas ou para criarem em conjunto com as pessoas, neste lugar de encontro.

Embora tenhamos num primeiro horizonte as pessoas de Santa Clara, damos as boas-vindas a quem venha de outros pontos, encurtando caminhos e contribuindo para abrir esta zona à cidade.

Quinta Alegre – Um Teatro em Cada Bairro
Campo das Amoreiras, 94
Charneca | Santa Clara
T: 218 174 040