O Barulho Invisível de uma Obra de Arte

Foi a partir da observação da requalificação da Escola Secundária de Camões, projeto da autoria do Arquiteto João Falcão de Campos, que surgiu a ideia de realizar uma conferência “O Barulho Invisível de uma Obra de Arte”. Este encontro, que teve lugar no dia 22 de abril na Fundação PLMJ, concretizou-se na reflexão e debate sobre a existência de Obras de Arte nas escolas em Portugal e de que forma essa presença pode influenciar os alunos.
A conferência foi seguida pela visita guiada à Escola Secundária de Camões, onde os presentes tiveram oportunidade de conhecer o projeto de requalificação da escola, que incluiu a intervenção da Artista Fernanda Fragateiro em todas as salas de aula. O contacto diário consciente com a Arte, e em particular obras de Arte Contemporâneas, pode constituir um importante instrumento de trabalho, permitindo a desmistificação da Arte e do Artista enquanto génio inacessível, e servindo de gatilho para exploração de atividades em diversas áreas disciplinares, constituindo uma oportunidade para o estabelecimento de relações entre conhecimentos, emoções e comportamentos. Fica o convite para conhecer este projeto.