Será que a educação para o Cinema pode abraçar a educação para a Sustentabilidade?

Será que podemos aprender a apreciar Cinema, e ao mesmo tempo criar nos espectadores espaços de diálogo, despertar a sensibilidade e o pensamento crítico sobre a realidade e a utopia?

A partir de fotogramas, trechos sonoros, cadernos pedagógicos e de filmes da plataforma CINED – Educação Europeia de Cinema para a Juventude, que disponibiliza obras cinematográficas, filmes patrimoniais e contemporâneos, selecionados por Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Bulgária, República Checa, Finlândia, Lituânia, Alemanha, Croácia, Grécia e Turquia, o diálogo desenvolve-se, utilizando uma pedagogia aberta e única, que visa dar às crianças e jovens acesso à riqueza e à diversidade do Cinema europeu, desenvolvendo a capacidade destes de olhar e escutar, de comparar e ligar.

Esta oficina apresenta, num espaço privilegiado da cidade, o Parque Florestal de Monsanto, o Cinema enquanto instrumento pedagógico, permitindo cruzar temas, discutir ideias, questionar o quotidiano em que vivemos, e despertar os sentidos.

Para mais informação: https://www.cined.eu/, https://www.cinemacentansdejeunesse.org/

Parque Florestal de Monsanto • Centro de Interpretação de Monsanto

Requer marcação prévia
Nível de Ensino
Secundário, Ensino Profissional, 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo
Duração
180'
Data
Por marcação
Número de Participantes
Até 60
Preço
Gratuito
Local
Centro de Interpretação de Monsanto
Conceção
Associação Os Filhos de Lumière (CINED) e Ana Pinheiro Costa
Realização
Cineastas de Os Filhos de Lumière, Ana Pinheiro Costa e Deolinda Revez
Outras Informações
Dependente da disponibilidade do auditório, de projetor e de tela HD. Atividade sem telemóveis ou outros dispositicos electrónicos.