Bordalo ontem e hoje
Professores de todas as disciplinas e níveis de ensino
O Museu Bordalo Pinheiro estuda e divulga a obra do artista e o seu legado, que cruza o extraordinário talento artístico e o humor com o pensamento crítico e a cidadania consciente, temas fundamentais para os desafios da educação contemporânea.
O curso “Bordalo ontem e hoje” integra o programa DESCOLA e sensibiliza os professores para a riqueza do acervo do Museu como recurso pedagógico, propondo diferentes formas de o abordar, aliando a informação à análise de textos, imagens e objetos que estimulam a imaginação, a reflexão e o prazer de estabelecer ligações pertinentes entre o passado e o presente.
O curso tem uma primeira componente teórica, na qual se privilegia o diálogo na interpretação das obras em exposição. Numa segunda sessão, de carácter prático, são propostos vários desafios de discussão sobre a relação da obra de Bordalo com as vivências atuais, culminando com a realização de um exercício crítico, com recurso a diversas linguagens e técnicas tais como o desenho, a escrita, a colagem ou a representação.
São objetivos do curso dar a conhecer a vida e a obra de Rafael Bordalo Pinheiro e refletir sobre a importância do seu legado para a educação artística e para a construção de uma consciência cívica, evidenciando as ligações entre a obra bordaliana, os conteúdos curriculares do ensino formal e os desafios da atualidade.
22 de fevereiro e 1 de março, vagas esgotadas!
3 e 10 de maio, inscreva-se aqui
Em parceria com o CFEAS – Centro de Formação de Escolas António Sérgio, esta ação encontra-se acreditada pelo CCPFC, para efeitos de progressão da carreira docente.
Museu Bordalo Pinheiro
Requer marcação prévia6h (duas sessões de 3h)
2022: 4 e 11 de outubro. 2023: 11 e 18 de janeiro; 22 de fevereiro; 1 de março; 3 e 10 de maio
10 a 20 docentes
A formação é gratuita. Caso pretenda obter um certificado de participação, o mesmo terá um custo de 10€
Museu Bordalo Pinheiro (via zoom)
Liliana Pina
Inês Noivo
cfantoniosergio@aeddinis.pt