original de Bordallo Pinheiro

Curso Online

PARA PROFESSORES DE QUALQUER NÍVEL DE ENSINO, EDUCADORES E OUTROS AGENTES EDUCATIVOS

O Museu Bordalo Pinheiro estuda e divulga a obra do artista e o seu legado, que cruza o extraordinário talento artístico e o humor com o pensamento crítico e a cidadania consciente, temas fundamentais para os desafios da educação contemporânea. Este curso sensibiliza os professores para a riqueza do acervo do Museu como recurso pedagógico propondo diferentes formas de o abordar aliando a informação à análise de textos, imagens e objetos que estimulam a imaginação, a reflexão e o prazer de estabelecer ligações pertinentes entre o passado e o presente. O curso tem uma primeira componente teórica, na qual se privilegia o diálogo na interpretação das obras em exposição. Numa segunda sessão, de carácter prático, são propostos vários desafios de discussão sobre a relação da obra de Bordalo com as vivências atuais, culminando com a realização de um exercício crítico, com recurso a diversas linguagens e técnicas tais como o desenho, a escrita, a colagem ou a representação. São objetivos do curso dar a conhecer a vida e a obra de Rafael Bordalo Pinheiro e refletir sobre a importância do seu legado para a educação artística e para a construção de uma consciência cívica, evidenciando as ligações entre a obra bordaliana, os conteúdos curriculares do ensino formal e os desafios da atualidade. Competências a desenvolver: exploração dos recursos patrimoniais para utilização autónoma construção de guiões para uso com os alunos no espaço do museu e na sala de aula.

Museu Bordalo Pinheiro

6h (5h síncronas, divididas por duas sessões, 1h de trabalho assíncrono)
Data: 7 e 14 de novembro, 2024 | quintas-feiras, às 18h
Máximo 20; mínimo 10 formandos
A formação é gratuita. Caso pretenda obter um certificado de participação, o mesmo terá um custo de 10€
Liliana Pina
Inês Noivo
Outras Informações
Em parceria com o CFEAS – Centro de Formação de Escolas António Sérgio, esta ação encontra-se acreditada para efeitos de progressão da carreira docente.