Imagem ilustrativa

Professores de todos os níveis de ensino e de todas as áreas disciplinares

O corpo é um significante. Através do gesto, da ação, o corpo significa. E se o há – corpo, gesto, ação – no conjunto escultórico do Padrão dos Descobrimentos! O desafio é, portanto, evidente. Primeiro olhar o Padrão sob o aspeto do corpo, do gesto e da ação. Depois pensar o Padrão com o corpo: questionar, com a expressão corporal, como resultam esses corpos, gestos, ações, dotados de sentido, perceber como é a subjetividade de cada um, o seu tempo e a sua cultura determinantes da interpretação de um corpo, de um gesto, de uma ação, ou de uma atitude, decisão, situação. No fim recriar o Padrão com o nosso corpo, o nosso gesto e a nossa ação – Que gesto importa para nós fixar hoje?

A presente formação visa preparar para a aplicação de exercícios criativos sobre o corpo e o gesto em diversos contextos. O corpo naquela pintura de um Museu ou o gesto daquele líder político na sala de aula…

E se o gesto nos coloca a todos – adultos e jovens, intérpretes e interpretadores – num lugar incómodo, acresce a pertinência da sua inclusão no âmbito pedagógico. Afinal essa é a mais natural forma de comunicação! O resultado não poderia ser mais libertador…

Inscreva-se diretamente em PENSAR COM O CORPO – Oficina gesto e pensamento (09 de outubro 2021) (google.com)

Em parceria com o CFEAS – Centro de Formação de Escolas António Sérgio, esta formação encontra-se certificada como Ação de Curta Duração (ACD), para efeitos de progressão da carreira docente.

Padrão dos Descobrimentos

Requer marcação prévia
Duração
6h | das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30
Data
A anunciar oportunamente
Número de Participantes
10
Preço
Gratuito
Local
Padrão dos Descobrimentos
Material Necessário
Roupa e calçado confortáveis
Conceção
Ana Madeira e Leonor Barata
Realização
Ana Madeira e Leonor Barata