crianças e educadora observam uma peça do núcleo museológico do Castelo de São Jorge

O projeto Estórias da História do Castelo é uma ação conjunta do Castelo de São Jorge e a Escola EB1 do Castelo e tem como principais objetivos promover a criatividade, a criação de histórias coletivas, desenvolver o vocabulário, a escrita e, em simultâneo, explorar a História de Portugal junto de uma turma de 2º ano.

O projeto surge da vontade de aprofundar e potencializar o contato direto entre os alunos e o monumento, tornando-o num espaço de aprendizagem contínuo, além sala de aula. Este trabalho multidisciplinar visa os conteúdos do programa curricular que se complementam e veiculam através da mediação cultural e patrimonial.

É através de uma atenta monitorização da evolução dos alunos e do planeamento conjunto entre as duas instituições, que se traça o plano pedagógico que explora conteúdos das diferentes disciplinas do programa à luz do património edificado, natural e histórico do Castelo de São Jorge.

Neste projeto cabem todas as disciplinas lecionadas, valores de cidadania e as histórias do castelo, contadas pelos alunos que acompanham a sua evolução através da criação de um livro da sua autoria, intitulado “Estórias da História do Castelo”.

Ciclo temático

Castelo de S. Jorge

Requer marcação prévia
Nível de Ensino
1.º Ciclo
Duração
A definir com a professora
Data
Janeiro a junho de 2022
Preço
Gratuito
Conceção
Raquel Guerreiro (Castelo S. Jorge) e Catarina Ros (Escola EB1 Castelo)
Realização
Serviço Educativo do Castelo de São Jorge e Professora