crianças e educadora observam uma peça do núcleo museológico do Castelo de São Jorge

O projeto Estórias da História do Castelo é uma ação conjunta do Castelo de São Jorge e a Escola EB1 do Castelo e tem como principais objetivos promover a criatividade, a criação de histórias coletivas, desenvolver o vocabulário, a escrita e, em simultâneo, explorar a História de Portugal junto de uma turma de 2º ano.

O projeto surge da vontade de aprofundar e potencializar o contato direto entre os alunos e o monumento, tornando-o num espaço de aprendizagem contínuo, além sala de aula. Este trabalho multidisciplinar visa os conteúdos do programa curricular que se complementam e veiculam através da mediação cultural e patrimonial.

É através de uma atenta monitorização da evolução dos alunos e do planeamento conjunto entre as duas instituições, que se traça o plano pedagógico que explora conteúdos das diferentes disciplinas do programa à luz do património edificado, natural e histórico do Castelo de São Jorge.

Neste projeto cabem todas as disciplinas lecionadas, valores de cidadania e as histórias do castelo, contadas pelos alunos que acompanham a sua evolução através da criação de um livro da sua autoria, intitulado “Estórias da História do Castelo”.

Castelo de S. Jorge

1.º Ciclo
A definir com a professora
De janeiro de 2023 a junho de 2024. Em datas a combinar de acordo com o calendário escolar