desenho de mapa com pistas

Eis um cinema que é muitas outras coisas. Casa de filmes, mas também de concertos. De dramas de palco e de espetáculos de comédia. De encontros e de palestras. Ou seja, de muito blablablá de todo o género e feitio. Eis um cinema que também é feito de memórias e bastidores, elementos que queremos dar a conhecer.

Objetivo principal: Com a colaboração da equipa do Cinema São Jorge, dar a conhecer este espaço de referência da cidade de Lisboa e mostrar a forma como se fazia cinema antes da era digital: com película e com muita dedicação.

A visita: Durante a visita, os alunos circularão por uma série de espaços do Cinema, nos quais ouvirão falar sobre a história deste edifício, mas também sobre o percurso da sétima arte ao longo de décadas. Em cada espaço, serão convidados a procurar um excerto de película que estará oculto e perto do final, após recolherem todos os excertos, irão entregá-los a um projecionista, que lhes mostrará in loco como se montava um filme para projeção. A visita conclui-se com uma passagem pela sala principal – a Sala Manoel de Oliveira – lugar onde assistirão ao resultado da colagem de excertos encontrados durante o percurso.

Duração e filosofia: A visita tem a duração aproximada de uma hora e centra-se na materialidade – nos lugares do Cinema, nos materiais, na película, fazendo um contraponto a esta época de desmaterialização alavancada pelo digital.

Cinema São Jorge

2.º Ciclo, 3.º Ciclo
De setembro de 2023 a julho de 2024
Máximo 1 turma