Candeeiro, telemóvel e figura humanizada a correr

O Cinema é um lugar mágico. Mas também um lugar de aprendizagem. E de imaginação, ferramenta poderosa. É essa a ferramenta de que necessitamos para esta oficina, cujo propósito é fazer fitas – recriando de facto micronarrativas cinematográficas – e levá-las ao ecrã de cinema.

Objetivo principal: Com a colaboração da equipa do Cinema São Jorge, as turmas participantes deverão sair da oficina um pouco mais familiarizadas com a linguagem cinematográfica e com as suas técnicas, sobretudo neste mundo digital.

A oficina: Durante a oficina, os alunos verão uma apresentação genérica sobre os conceitos essenciais de cinema. Depois, irão usar espaços deste equipamento cultural para pensar, planificar, filmar, editar e projetar uma cena real de filme, que eles próprios irão recriar. As turmas participantes serão distribuídas em quatro grupos e cada participante terá um papel fundamental no processo: realização, direção de atores, interpretação, entre outros. Há um aspeto muito especial nestes filmes: cada grupo terá de filmar as sua cena recorrendo apenas a um telemóvel, fornecido pelo Cinema São Jorge, e obedecendo a uma planificação prévia essencial nestes contextos. Após as filmagens, cada grupo poderá ajudar a editar a sua sequência de planos e, simultaneamente, compreender como se processa a montagem de uma cena de filme. O resultado será exibido na sala de cinema.

Duração e filosofia: a oficina tem a duração de três horas, ao fim das quais os alunos terão ficado a conhecer conceitos ligados à arte cinematográfica, com a vantagem de os terem posto em prática. Será uma oficina de inspiração, mas também de transpiração. O Cinema é um lugar mágico. Mas dá trabalho.

Cinema São Jorge

2.º Ciclo, 3.º Ciclo