Há filmes que nos marcam, que nos fazem pensar, que nos transformam para sempre e que nos dão vontade de agir. Filmes como Águas do Pastaza ou Fools & Dreamers: Regenerating a Native Forest. E muitos mais.

Apreciar (e aprender com) o cinema, cria nos espectadores espaços de diálogo, desperta a sensibilidade e o pensamento crítico sobre a realidade e a utopia.

Através da metodologia da Educação Não Formal e da Educação para os Direitos Humanos e, a partir de um filme escolhido pelos mediadores e os professores ou o grupo-alvo, o diálogo desenvolve-se, utilizando a pedagogia da pergunta, que visa proporcionar às crianças, aos jovens e aos professores acesso a temas como a Sustentabilidade, as Alterações Climáticas ou tantos outros. Proporciona também a experiência da escuta, do olhar demorado, do pensamento e da ação sistémicos e criativos, da discussão de ideias e do despertar dos sentidos. Na última parte da atividade pode  desenvolver-se uma dinâmica de integração experiencial de alguns aspectos despertados pelo filme.

Parque Florestal de Monsanto • Centro de Interpretação de Monsanto

Requer marcação prévia
Nível de Ensino
1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo, Secundário, Ensino Profissional
Duração
150'
Data
Por marcação
Número de Participantes
Até 100 (ideal 60, mínimo 25)
Preço
Gratuito
Local
Centro de Interpretação de Monsanto
Conceção
Ana Pinheiro Costa
Realização
Ana Pinheiro Costa e Deolinda Revez
Artista Convidado
Realizadores dos filmes, sempre que possível
Outras Informações
Dependente da disponibilidade do auditório, de projetor e de tela HD. Atividade sem telemóveis ou outros dispositicos electrónicos.