O LU.CA é um teatro municipal dedicado, em exclusivo, à programação artística para crianças e jovens. Promove e apoia a criação performativa contemporânea e os seus diferentes formatos de apresentação, partindo de tópicos contemporâneos ou textos clássicos intemporais. Paralelamente, investe em mecanismos que ajudam os mais jovens a desenvolver o seu espírito crítico e sentido de liberdade, promovendo uma relação de proximidade com as obras, o trabalho dos criadores e as suas metodologias, e com a própria arquitetura do edifício. A programação é composta por propostas de teatro, dança, música, novo circo, cinema e pensamento que se cruzam regularmente com outras linguagens artísticas como a ilustração, a fotografia, o design, a poesia, as artes plásticas, entre outras. Há um programa central, que decorre na sala de espetáculos dirigido a diferentes faixas etárias e níveis de ensino, e propostas paralelas que decorrem no Entrepiso do teatro, pensadas para ampliar o envolvimento com as artes. É no entrepiso que estão os Pontos de Escuta onde os artistas deixam mensagens, recados, bandas sonoras e até partes de texto do espetáculo em cena. E é também aí que se encontra a Biblioteca do Público com Livros Espetaculares (Mesmo), livros que andam na órbita dos espetáculos que estão no palco e lançam pistas para um entendimento múltiplo sobre os conteúdos apresentados.

LU.CA – Teatro Luís de Camões
Calçada da Ajuda 80